Mas, do que essa turma está falando na reunião!!!
Se você que aprender o significado de centenas de verbetes utilizados no mundo corporativo para aprimoramento de sua carreira profissional, este post com certeza lhe ajudará.
Se você não é do ramo, provavelmente não entende muita coisa quando um Advogado, um Economista, um Médico ou um Juiz tenta explicar alguma questão.
Essa falta de entendimento é normal e se dá em razão de desconhecer o significado de verbetes específicos utilizados no argumento.
Nos deparamos com esta falta de entendimento durante o ensino fundamental, durante as aulas da faculdade, no cursinho, em palestra técnica e até em convívio com algum parente ou amigo muito cabeça.
Isso também acontece nas diversas relações de trabalho, já que dentro das empresas é comum a utilização de uma infinidade de termos, que usualmente não são falados fora do cotidiano do mundo corporativo.
Se você não entende, simplesmente não participa.
Em razão do fenômeno da globalização, como um processo de aproximação internacional dos mercados econômicos e investimento do capital externo, principalmente vindo dos Estados Unidos, certo é que a quantidade de termos ingleses utilizados na gestão de empresas brasileiras aumentou consideravelmente, inserindo mais uma pequena barreira profissional para aqueles que estão iniciando no mundo corporativo.
Temos que aprender não somente os nossos termos técnicos, mas também aqueles importados.
Portanto, para quem está entrando no mercado de trabalho ou está em fase de construção de uma carreira sólida, é importante aprender e entender os verbetes que estão sendo utilizados no mundo dos negócios, sendo até uma forma de alavancar a carreira profissional.
NESTE POST CONFIRA REQUISITOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Compreender o que está sendo dito ou discutido é ponto fundamental para que possamos tomar iniciativa, entrar na discussão, contribuir, agregar valor, propor soluções, buscar alternativas etc.
Por exemplo, se você quer abrir uma empresa terá que se familiar com termos como: Alvará de Funcionamento, AVCB, Business Plan, Capital Inicial, CND, Core Business, Contrato ou Estatuto Social etc.
Se você mirar em ser um Gestor/Empreendedor é importante que compreenda o significado de verbetes como: Análise SWOT, Balanced Scorecard, Benchmarking, Breakeven, Budget, COFINS, Compliance, BTB, BTC, CEO, Cloud Computing, Deadline, EBITDA e tantos outros.
Já, se você quiser atuar em departamentos como RH, Contabilidade ou Jurídico, obrigatoriamente terá que aprender o que é Absenteísmo, ASO, Avaliação 360 Graus, CAGED, GFIP, Categoria Econômica ou Profissional, CIPA, FAP, FAT, Fonte Pagadora, PCMSO e outras siglas esquisitas.
As técnicas de administração, gestão e modelo de negócios são institutos dinâmicos, que naturalmente são enriquecidos com a utilização de novos termos e novas definições para o mundo do business, de forma que jamais se poderá esgotar o assunto.
Contudo, no link abaixo, você encontrará mais de 200 verbetes utilizados no mundo corporativo, cujos significados eu escrevi para auxiliá-lo a entender um pouco mais e agregar conhecimento para sua vida profissional.
É evidente que existem outras centenas ou milhares de termos empregados, mas aos poucos vamos lendo, escrevendo o significado, introduzindo no nosso dia a dia e incorporando em nosso vocabulário corporativo, contribuindo para o aprimoramento de todos os interessados no assunto.
CONFIRA ABAIXO, clicando na foto e bom aprendizado.
Caso queira contribuir com um verbete, me escreva com sua sugestão, que será um prazer introduzir em nosso singelo vocabulário. VALEU.
Vocabulário Corporativo
Rogério Gomez é Administrador, Advogado, Gestor, Consultor, estudando as relações trabalhistas há mais de 30 anos.
Contatos: