Adquirir e ser uma pessoa respeitada no ambiente de trabalho é satisfatório, mas não é uma tarefa fácil e depende de um conjunto de ações ao longo de seu contrato de trabalho.
Pergunto: Você é respeitado e tem importância dentro do seu trabalho?
Acredito que minha experiência profissional dentro do mundo corporativo me qualifica a dar minha contribuição sobre o assunto.
Minha primeira recomendação em busca de respeitabilidade no trabalho é que procure conhecer bem qual é o produto que sua empresa oferece ao mercado e como são as relações que a empresa mantém com empregados, prestadores de serviços, fornecedores e clientes.
Tente obter uma visão geral da companhia, pois esta visão é importante para que você ajuste sua conduta dentro da organização e trabalhe em harmonia com os valores da empresa.
Você deve ser e sentir-se um elo importante desta corrente.
Diria que um bom e honesto relacionamento interpessoal é ponto crucial para se conquistar respeito profissional dentro do trabalho.
Assim, procurar conhecer bem quem são seus colegas de trabalho e o que fazem, qual a importância de seus trabalhos dentro da organização, quem são os formadores de opinião, quem são aqueles que somente reclamam, quem são aqueles nos quais você pode ou não confiar é fator importante para guiar seus passos dentro do ambiente corporativo.
Saber com quem falar ou com quem pode dividir uma opinião costuma ter reflexo positivo na formação de uma boa imagem profissional.
Saber escutar e dar atenção ao seu interlocutor são qualidades que muitos não praticam. Ser humilde, apesar do conhecimento, e não ter medo de apresentar seu ponto de vista costuma ser apreciado por pessoas inteligentes.
Em toda organização existem aqueles que jogam contra a empresa e verdadeiramente este tipo de comportamento deve ser banido de seu pensamento por ser pequeno demais.
E veja que não estou aqui pregando que você seja uma espécie de “puxa saco”, pois definitivamente este papel é um dos piores que você poderia praticar dentro de um ambiente de trabalho em busca de respeitabilidade.
Minha experiência me mostra que todos os trabalhadores, quando contratados, sabem exatamente o que deve ser feito, mas a grande maioria faz, diria, um trabalho incompleto, utilizando-se da condenável prática do “esforço mínimo necessário”.
Isto de fato não ajuda. Não entre nesta furada e não se engane: todos os chefes minimamente preparados sabem identificar aqueles colaboradores que produzem, aqueles que enrolam e aqueles que fazem o mínimo necessário.
O chefe pode até ser tolerante com trabalhadores que entregam o mínimo, já que contratar outro e treiná-lo pode gerar um custo de dinheiro e tempo que às vezes não se tem e por isso mesmo há certa tolerância. Mas, pode ter certeza que este é o tipo de trabalhador que permanecerá muito tempo fazendo aquele mesmo trabalho.
Quem trabalha melhor será sempre respeitado e lembrado no momento de promoção, aumento salarial e aquisição de melhores condições profissionais.
Ganhar respeito em seu ambiente de trabalho também não tem relação com ser o primeiro a chegar e o último a sair. Não. O respeito se ganha com atitudes positivas e honestas e demonstração de que está ali para colaborar com a empresa.
Não deixe de se empenhar ainda que perceba falta de compromisso de outros colegas. Lembre-se: faça a sua parte, não fale mal da empresa e mantenha uma conduta ética.
Diria que aprender a conviver dentro do mundo corporativo é até uma arte e uma das coisas que penso ser importante pra você é não “parecer ser”.
Seja quem realmente é independente daquele com o qual você está se relacionando. Dar atenção a todos é um comportamento bem bacana em busca de respeito profissional.
O respeito profissional, por outro lado, não tem relação com tentar ser o “bonzinho” da empesa, aquele que todos gostam, mas que nunca é chamado para uma decisão importante.
Ao contrário de ser o “bonzinho”, seja o bom profissional que quer colaborar, mas quer ser respeitado pela dedicação e entrega, e também quer se ver recompensado no trabalho.
Adquirir respeito no ambiente de trabalho é satisfatório e estimulante; te faz buscar crescimento pessoal, profissional, aprimorar seus conhecimentos, e a sua voz passa a ser ouvida quando da tomada de decisões importantes dentro da empresa.
Lembre-se de que é você quem deve dar o passo em busca do reconhecimento dentro da empresa, pois dificilmente as empresas, de início, estarão dispostas a investir em sua carreira.
Siga alguns passos:
Mantenha-se disponível para ajudar.
Conheça a missão, visão e os valores da empresa e aprenda um pouco mais a cada dia.
Seja uma pessoa organizada.
Cumpra os prazos definidos.
Evite fofocas.
Participe dos eventos promovidos pela empresa.
Conheça os procedimentos da empresa e dê sugestões para suprir eventuais falhas observadas nos processos internos.
Bom dia, boa tarde, por favor, até amanhã e bom final de semana não custa nada dizer.
Mantenha harmonia entre o que fala e o que faz.
Aprenda a escutar e não menosprezar o comentário alheio.
Por fim, gerencie os resultados de seu trabalho e oportunamente mostre o que melhorou com sua dedicação, afinal, é justo um pouco de marketing pessoal quando há verdade a ser mostrada e isto é uma maneira justa de ser visto como um profissional de respeito no ambiente de trabalho.
Valeu. Espero que esta minha contribuição possa ajudar em seu crescimento profissional.
Sucesso.
Rogério Gomez é administrar, advogado, com mais de 30 anos de experiência em direito do trabalho e gestão de relações trabalhistas, e é o responsável pelo conteúdo do site LABORALISTA.